Com sensores no asfalto, câmeras e uma central de análise. Quando os
aparelhos começaram a ser usados, no começo da década de 90, seus
sistemas ainda eram complexos e pouco eficientes. Mas, com o avanço da
tecnologia, foram aprimorados e ganharam outras funções, como reconhecer
carros fora do rodízio ou sem licenciamento. Estima-se que, até o final
dos anos 90, o Brasil possuía cerca de 500 radares de trânsito. Hoje,
só na cidade de São Paulo, são 582 equipamentos. O reflexo é claro:
entre 2006 e 2012, o total de multas no município cresceu 149%.
Segura o pé, José!
Cada R$ 1 investido nos radares de São Paulo rende R$ 14 em multas
1. A velocidade é calculada por dois ou três sensores no asfalto.
Quando um carro passa por cima, eles enviam sinais para o computador.
Medindo o tempo entre os pulsos e dividindo-o pela distância entre os
sensores, encontra-se a velocidade do carro
2. Os sensores estão ligados à câmera. Quando acusam alta velocidade,
ela é acionada. Os modelos digitais tiram fotos de 640 x 480 pixels e
possuem um programa que identifica a placa dentro da foto. Eles utilizam
um sistema de reconhecimento para identificar cada caractere
3. As imagens são criptografadas com informações como data, velocidade e
local. Elas só podem ser visualizadas por um programa com a chave
certa. O material é enviado via modem celular ao órgão de trânsito para
um software de análise
As câmeras filmam sem parar, mas só gravam quando os sensores acusam a infração
4. Um operador analisa os dados. Ele pode registrar a infração, gerando
um arquivo impresso enviado ao condutor, ou anular a multa. Nesse caso,
as informações (inclusive a justificativa da anulação) ficam
armazenadas para auditoria interna.
Pistola da multa
Acessórios portáteis não funcionam sozinhos
Controlados por um operador, os radares móveis emitem ondas
eletromagnéticas que atingem e são rebatidas pelos carros. Segundo uma
propriedade científica chamada Efeito Doppler, a frequência da onda
rebatida é proporcional à velocidade do carro. Com isso, dá para saber
se ele está acima da velocidade e multá-lo.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-um-radar-de-velocidade
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